quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Cinemacção

"Precious"



Título original: Precious. De: Lee Daniels. Com: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey. Género: Drama. Classificacao: M/12. EUA, 2009, Cores, 110 min.

A viver no bairro pobre de Harlem, em Nova Iorque, Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe) é uma mãe adolescente de 16 anos, negra, analfabeta e obesa, a sofrer de todo o tipo de maus-tratos pela própria família. Inserida num programa de alfabetização para adultos, ela vai, pela primeira vez, conhecer o amor e a amizade através de Ms. Rain (Paula Patton), uma professora determinada a ensinar-lhe o quão preciosa é a vida.

Baseado no livro "Push", de Ramona Lofton, conta com uma cuidada realização de Lee Daniels e a mediática produção de Oprah Winfrey. As seis nomeações para os Oscares, entre as quais melhor filme, realizador, actriz (Gabourey Sidibe) e actriz secundária (Mo'Nique), não surgem por acaso. Depois há a interpretação de Mariah Carey, absolutamente irreconhecível (mais dez quilos e menos dez por cento de maquilhagem) na pele de assistente social.

É um filme precioso, cheio de preciosas interpretações e de uma preciosa carga dramática. Nada parece ter sido deixado ao acaso, desde a valorização das performances individuais dos actores até à suavização do lado inevitavelmente pesado do tema. Mostra de forma brilhante um lado da sociedade tão poucas vezes mostrado nos ecrãs, que coloca a nu uma América literalmente "negra". Pesado, forte e perturbante. Mas tocante, emocionante e intenso. Um filme obrigatório.

Classificação: 4/5

Sem comentários: