quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Cinemacção

Avatar

Título original: Avatar
De: James Cameron
Argumento: James Cameron
Com: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang
Género: Acção, Aventura
Classificacao: M/6

EUA, 2009, Cores, 162 min.





Apesar de confinado a uma cadeira de rodas, Jake Sully (Sam Worthington), um ex-marine, continua a ser um combatente. Assim, é recrutado para uma missão a Pandora, um corpo celeste que orbita um enorme planeta gasoso, para explorar um mineral alternativo chamado Unobtainium, usado na Terra como recurso energético. Porém, devido ao facto de a atmosfera de Pandora ser altamente tóxica para os humanos, é usado um programa de avatares híbridos, que possibilita a transferência da mente de qualquer humano para um corpo nativo.

Indiscutivelmente, o filme que marca o ano cinematográfico. Inevitavelmente, o mais sério candidato aos Óscares marcados para a noite do próximo dia 7 de Março. De regresso à fórmula dos dez nomeados para melhor filme, que não era utilizada desde 1944, se não existirem surpresas de última hora, caberá à fita de James Cameron a honra de sair de Hollywood com a mais cobiçada estatueta da noite.

Cameron esperou anos para fazer um filme assim. Reunidas as condições tecnológicas que permitiram fazer de “Avatar” um marco na história do cinema (na minha opinião, desde “Matrix” que não se assistia a um tal rompimento com o passado), falta saber até onde pode chegar este filme. Conquistado que está o Globo de Ouro atribuído pela exigente Imprensa Estrangeira e pulverizados que estão os recordes de bilheteira pertencentes a outra obra de James Cameron, “Titanic”, de 1997, este visionário filme que nos conduz até Pandora, um mundo imaginário cheio de magia, tem todos os ingredientes do sucesso.

Falta é saber se não é, ironicamente, a ex-mulher de Cameron, Kathryn Bigelow, a quarta mulher na história a ser nomeada pela Academia para o galardão de Melhor Realizador, a roubar a estatueta a “Avatar”. A acontecer, será a primeira de sempre a ganhar o Óscar de Realização, desta feita pelo filme “The Hurt Locker” ("Estado de Guerra"), uma película mais ao estilo “hollywoodesco”, um explosivo drama de guerra sobre uma patrulha à caça de bombas em solo iraquiano que celebra o combatente e o patriotismo americanos.

Classificação: 4/5

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Verdes Anos



Ulysse 31

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Cinemacção

"Precious"



Título original: Precious. De: Lee Daniels. Com: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey. Género: Drama. Classificacao: M/12. EUA, 2009, Cores, 110 min.

A viver no bairro pobre de Harlem, em Nova Iorque, Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe) é uma mãe adolescente de 16 anos, negra, analfabeta e obesa, a sofrer de todo o tipo de maus-tratos pela própria família. Inserida num programa de alfabetização para adultos, ela vai, pela primeira vez, conhecer o amor e a amizade através de Ms. Rain (Paula Patton), uma professora determinada a ensinar-lhe o quão preciosa é a vida.

Baseado no livro "Push", de Ramona Lofton, conta com uma cuidada realização de Lee Daniels e a mediática produção de Oprah Winfrey. As seis nomeações para os Oscares, entre as quais melhor filme, realizador, actriz (Gabourey Sidibe) e actriz secundária (Mo'Nique), não surgem por acaso. Depois há a interpretação de Mariah Carey, absolutamente irreconhecível (mais dez quilos e menos dez por cento de maquilhagem) na pele de assistente social.

É um filme precioso, cheio de preciosas interpretações e de uma preciosa carga dramática. Nada parece ter sido deixado ao acaso, desde a valorização das performances individuais dos actores até à suavização do lado inevitavelmente pesado do tema. Mostra de forma brilhante um lado da sociedade tão poucas vezes mostrado nos ecrãs, que coloca a nu uma América literalmente "negra". Pesado, forte e perturbante. Mas tocante, emocionante e intenso. Um filme obrigatório.

Classificação: 4/5

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Best of 2009

Mais vale tarde que nunca... Aqui fica a habitual selecção pessoal dos melhores e piores do ano.

Em 2009, os melhores filmes foram:


1. Quem Quer Ser Bilionário?, de Danny Boyle
2. Sacanas Sem Lei, de Quentin Tarantino
3. Avatar, de James Cameron
4. Gran Torino, de Clint Eastwood
5. O Leitor, de Stephen Daldry
6. A Troca, de Clint Eastwood
7. Milk, de Gus Van Sant
8. O Wrestler, de Darren Aronofsky
9. Distrito 9, de Neill Blomkamp
10. Star Trek, de J.J. Abrams
11. A Ressaca, de Todd Phillips
12. A Dúvida, de John Patrick Shanley
13. Watchmen — Os Guardiões, de Zack Snyder
14. O Estranho Caso de Benjamin Button, de David Fincher


E os melhores temas musicais foram...


1. Lily Allen – The Fear
2. Alicia Keys – Doesn’t Mean Anything
3. David Fonseca – A Cry 4 Love
4. Buraka Som Sistema feat. Pongo Love – Kalemba (Wegue Wegue)
5. Amália Hoje – Gaivota
6. Blind Zero – Slow Time Love
7. The Killers – Human
8. MIA – Paper Planes
9. MGMT – Kids
10. The Black Eyed Peas – I Gotta Feeling
11. Madcon – Beggin
12. Orquestrada – Oxalá Te Veja
13. Rui Reininho – Bem Bom
14. Joss Stone – Free Me

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Lamentável

Pedro Abrunhosa cai em directo na Gala dos Ídolos...

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Verdes Anos



Os Ursinhos Carinhosos (em versão portuguesa)



http://www.youtube.com/watch?v=zTuvD_CdGak



Com dedicatória especial para a pessoa mais carinhosa do mundo...