segunda-feira, outubro 01, 2007

Carpe Diem

O Amigo do Povo

O Semanário da Diocese de Coimbra está bem e recomenda-se… Trazido até mim semanalmente pelo Sr. Zé (o nome diz tudo), supostamente o mais devoto dos paroquianos, mas que não perde a oportunidade de ganhar uns tostões à custa da Igreja e dos seus mais bem intencionados (ou diria ignorantes?) fiéis, “O Amigo do Povo” é presença assídua em minha casa desde sempre. Ou pelo menos desde que morreu o simpático senhor que trazia o “Jornal da Família”, o que transformou “O Amigo do Povo” no expoente máximo das publicações de cariz religioso a passar lá por casa. E que grande amigo este…




O meu pai sempre foi um fiel devoto (utilizando uma expressão a condizer) d’ “O Amigo do Povo”. Aos domingos a seguir à missa, lá chega, via Sr. Zé, aquele que é para ele o único contacto semanal com a imprensa escrita. As quatro intensas páginas do jornal são devoradas ao pormenor e, não raras vezes, é partilhada comigo a sublime “Secção Recreativa”, com especial ênfase na tentativa de dar resposta à “Adivinha da Semana”.

E, eis que, nas páginas do jornal surge, há tempos, a mais inesperada das indicações. Anunciadas, em letras garrafais, aí estavam as palavras que soaram como música para os meus ouvidos: “Visite-nos agora também na Internet em http://www.amigodopovo.com/”. Estava consumado o milagre. Maior do que qualquer vitória do Fátima sobre o Futebol Clube do Porto. “O Amigo do Povo” está disponível on-line e o seu sítio é, pura e simplesmente, uma pérola. Digno de figurar nas maiores Ambiguidades da história da World Wide Web, o espaço on-line d’ “O Amigo do Povo” é a prova de como a igreja se adaptou brilhantemente aos desafios do século XXI. Ou então NÃO. Como o comprova Nuno Markl numa deliciosa entrada do seu blogue: “É isto para que servem os amigos. Do povo."



O grafismo da página é um must. As próprias cores do sitio encaixam à maneira. E as secções, Senhor!!! As secções são de bradar aos Céus. Para além dos inevitáveis links para as páginas da paróquia, temos... A Doutrina. Os Documentos do Vaticano. A Via Sacra. A Bíblia Sagrada!!!! Sim… A Bíblia, em versão integral, disponível on-line. O link “Utilidades” é uma pérola tal que é impossível não espreitar (porque nunca se sabe quem responde a perguntas como “Gosta de acender uma vela quando reza? A internet também tem um altar virtual! Acenda uma vela e escreva um resumo da sua oração. Depois pode continuar a pedir, a agradecer ou a louvar... Com a vela acesa por muito tempo... se isso não aumentar a conta a pagar!”).

Um verdadeiro hino à Palavra de Deus. Só mesmo visto. Vale a pena perder (provavelmente é mesmo isso) alguns minutos a explorar com profundidade http://www.amigodopovo.com/.

Sem comentários: