quinta-feira, setembro 10, 2009

Carpe Diem

Barcelona, um banquete para os sentidos...

Barcelona é, pura e simplesmente, uma das mais vibrantes e emocionantes cidades europeias. É impossível ficar indiferente ao seu cosmopolitismo (que encontra o seu expoente máximo nas deliciosamente intermináveis Las Ramblas), à sua gastronomia (com as inevitáveis tapas e a improvável surpresa que é o fabuloso Restaurante Market - absolutamente obrigatório!!), à cor e à luz que dela irradiam (em locais como a Fonte Mágica ou a Torre Agbar) ou ao verde mágico de Montjuic e Tibidabó (e, claro, do imponente Parque Güell).



Mas o que realmente surpreende em Barcelona é a arte. Não bastava conjugar majestosamente os elementos urbano (com toda a monumentalidade da zona histórica, do Bairro Gótico ao Poble Espanhol) e natural (com as inebriantes paisagens em harmonia citadina, tendo o azul do Mediterrâneo como fundo). Não bastava tudo isso e tudo o que de mais foi dito. Barcelona consegue ainda transpirar arte em cada um dos seus mais recondidos recantos. Por tudo isso e tudo o que de mais será dito, esta Barcelona de Dali, de Picasso, de Miró, mas sobretudo de Gaudí, é uma cidade quase perfeita.



A Sagrada Família é o expoente máximo da grandiosidade da cidade e do próprio Antoni Gaudí. Nela, o autor trabalhou quarenta anos, até morrer. A sua construção iniciou-se sob o conceito de templo expiatório, pelo que foi financiada desde o início exclusivamente a partir de esmolas de particulares. Ainda hoje continua a ser construída a partir de donativos e receitas provenientes das entradas dos visitantes. A sua conclusão está prevista para 2030. Conjuntamente com obras como a Casa Milá (La Pedrera), a Casa Batló (A Casa dos Ossos) ou a Casa Vicens, Barcelona revela em cada esquina toda a singularidade do mestre Gaudí. Poucos artistas terão esse mérito de poder dizer - e fazer - sua uma cidade.

Nestas terras de magia, falta sempre visitar qualquer coisa. Falta sempre (re)descobrir um lugar, um espaço, um som que ficou para trás. Por isso...

Até breve, Catalunha...

1 comentário:

Marisa R. εïз disse...

Foi muito bom poder participar nesta aventura por terras da Catalunha. Para quando a próxima? Bjs