terça-feira, fevereiro 03, 2009

Grande Penalidade

Verdadeiramente do arco da velha

Já há muito se (re)conhecem as emocionantes peripécias do futebol português, mas esta última parece bater todos os recordes.

Hoje, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu que o adversário do Benfica na meia-final da Taça da Liga será o Vitória de Guimarães.
O organismo superior de justiça no futebol decidiu rejeitar os recursos do Belenenses, que argumentava com o texto dos regulamentos para reclamar a sua presença na meia-final.

O critério definido como primeira fórmula de desempate é o "goal-average", que o Belenenses considera ser superior ao do Guimarães: 2 do Belenenses, fruto de dois golos marcados a dividir por um sofrido, contra 1,5 do Vitória, fruto de três golos marcados a dividir por dois sofridos.

A Liga rejeitou sempre a noção defendida pelos azuis de "quociente entre golos marcados e sofridos", argumentando que a "expressão goal-average reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos", o que "corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol".

Ora não é necessário perceber muito de inglês para concluir que "goal-average" (média de golos) é bem diferente de "best boal difference" (melhor diferença de golos). Ou seja, o Belenenses parece ter razão em qualquer parte do mundo. Menos em Portugal.

A justificação evocada pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não se baseia na letra dos regulamentos, antes no teor do recurso dos azuis do Restelo.
Em declarações à comunicação social, o Juíz Conselheiro do Conselho de Justiça, Sousa Diniz, adiantou que o Conselho de Justiça nem sequer analisou os documentos apresentados pelo Belenenses por existirem erros processuais nos mesmos.
«O CJ deliberou por unanimidade rejeitar os recursos do Belenenses invocando uma razão formal, já que esses foram dirigidos à directora executiva da Liga (Andreia Couto), que não era tida nem achada no processo», disse aquele responsável à TSF.

Entretanto, João Barbosa, que preside à Comissão de Gestão do Belenenses, disse à TSF esperar que esta decisão faça lei.
«Registamos que o Conselho Superior de Justiça tomou uma decisão que abre aqui um principio importante. A partir de agora todas as decisões do CJ independentemente do que escreve a letra do regulamento atenderão à forma como são apresentados os recursos».

Seja como for, a presença do V. Guimarães nas meias-finais da Taça da Liga, a realizar amanhã, dia 4 de Fevereiro, estará sempre ferida de ilegalidade. Mais uma história do arco da velha directamente da "Tugalândia".

Mais pormenores aqui.

Sem comentários: