sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Pequenos Grandes Portugueses

Já muito se escreveu e disse sobre a lista final do programa “Grandes Portugueses” da RTP. Apenas deixaria aqui dois ou três comentários que considero pertinentes sobre a selecção dos telespectadores da televisão pública.
Nos dez finalistas, sem surpresas, não encontramos qualquer personalidade ainda em vida, com o melhor posicionado vivo a ocupar o 12.º lugar, no caso Mário Soares. Já se sabe como os portugueses são mais de homenagens póstumas e muito pouco de gratificações em vida.
Nos dez finalistas, isto já um pouco mais surpreendente, nenhum futebolista ou artista, três reis (D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique e D. João II), dois políticos (António de Oliveira Salazar e Álvaro Cunhal), dois estadistas (Marquês de Pombal e Aristides de Sousa Mendes), um navegador (Vasco da Gama) e dois poetas (Luís de Camões e Fernando Pessoa). Já se sabe o que é que os portugueses aprendem nos bancos da escola e, com a honrosa excepção de Aristides de Sousa Mendes, quais os nomes que andam na boca do povo. Só queria saber quantos efectivamente sabem em que século viveu o Marquês de Pombal ou o número de cantos dos Lusíadas de Camões.
Nos dez finalistas, ainda mais surpreendente, ausências como as de Mário Soares, Eça de Queirós, Amália Rodrigues ou Eusébio. Nenhum destes quatro nomes deslustraria na lista dos dez mais, com a particularidade de cada um deles, na sua área de referência, marcar um estilo inconfundível e incontornável. Precisamente por serem ímpares naquilo que fazem (ou fizeram) se lamenta a sua ausência.
Nos dez finalistas, para mim a maior das surpresas, a prova de que há máquinas bem oleadas (mais ou menos explícitas) capazes de verdadeiras massificações de opinião. Falo, naturalmente, da militância comunista e do (mais oculto, será?) aparelho salazarista. Veremos qual o seu impacto na votação final, agora que já provaram do que são efectivamente capazes.
Sem demais juízos de valor, e na continuidade do particular apreço por rankings e afins, concluo com a lista dos "10 mais" ordenada da forma como eu a colocaria. Discutível, como todas as possíveis, como sempre.
1. Marquês de Pombal
2. Aristides de Sousa Mendes
3. Infante D. Henrique
4. Fernando Pessoa
5. Luís de Camões
6. D. João II
7. Vasco da Gama
8. D. Afonso Henriques
9. António de Oliveira Salazar
10. Álvaro Cunhal

Sem comentários: