terça-feira, julho 22, 2008

Falou&Disse



«Os mercados em alta (bull markets) nascem no pessimismo, crescem no cepticismo, amadurecem no optimismo e morrem na euforia».
Sir John Templeton

John Marks Templeton, um dos mais bem sucedidos investidores do último século, reconhecido como filantropo, pioneiro do investimento global e contrário a modas, faleceu no passado dia 8 de Julho, aos 95 anos. Templeton tornou-se uma figura de culto na comunidade de investidores, atraindo inúmeros interessados às suas palestras anuais. Os seus princípios de investimento são intemporais e puramente baseados em bom senso.

O sucesso de John Templeton exemplifica as virtudes da paciência, de evitar a ansiedade, de manter flexibilidade e disciplina, não ligando a modas. De investir com a máxima convicção, contra a maré, nos momentos de maior pessimismo, nunca perdendo de vista o valor intrínseco dos activos, comprando por menos o que vale mais. De nunca perder a noção que ninguém acerta 100% das vezes, pelo que é necessário diversificar para reduzir os riscos.

Numa entrevista à Forbes em 1978, Templeton afirmou: «Eu nunca me interrogo sobre se o mercado vai subir ou descer, porque não sei, nem me interessa. Limito-me a procurar acções, país após país, questionando: “Onde está aquela que tem o preço mais baixo em relação ao que acredito que ela vale?”. Quarenta anos de experiência ensinaram-me que é possível ganhar dinheiro sem nunca saber em que direcção vai o mercado».

[Fonte: ActivoBank7]

Sem comentários: